Arquivo do blog

terça-feira, 5 de abril de 2011

OS SALTIMBANCOS E PINÓQUIO EM JACOBINA CELEBRAM DIA DO TEATRO E DO CIRCO



Inaugurando neste ano o Projeto de Educação Popular “PARA NÃO TER QUE PUNIR OS HOMENS”, ocorreu entre 15 e 26/03, o “TEATRO-OK COM FERNANDO PELTIER”, quando o teatrólogo que empresta o seu nome ao Work Shop fez-se presente nas escolas e colégios, Oásis, Caxo, Suporte, Aquarela, Letícia, Carisma, Castro Alves, Ideal, Euzébio, Adventista, Criativa e Favo de Mel, na verdade, os grandes apoiadores desse empreendimento de caráter sócio-inclusivo, educativo e artístico, portanto, cultural.
Com base na citação de Pitágoras, que diz: “Há de se educar a criança e o jovem para não ter que punir o adulto”, a bem definir seus objetivos e justificar tal iniciativa.
Em assim sendo, Peltier promoveu dos dias 14 a 18 de março, um magnífico “Bate-Papo” sobre Cultura & Arte, sobretudo o Teatro, com o alunado, a partir da Educação Infantil até o Ensino Médio, discorrendo também pelos sub-temas: Profissão de Artista Cênico, Importância das Atividades Lúdicas e de Criatividade no Processo de Desenvolvimento e Crescimento do Ser, desde a mais tenra idade, Vida de Artista, etc, numa verdadeira Aula-Show diferenciada, enquanto nos dias 23, 24 e 25, os alunos das escolas acima, foram à ACIJA para audições da peça teatral e musical infanto-juvenil “OS SALTIMBANCOS”, de autoria do genial Chico Buarque e sob a batuta do próprio Fernando Peltier.
A CIA ICARASO DE TEATRO da cidade de Araci-Bahia, realizou uma sessão extra, aberta ao público, na 6ª feira, no início da noite.
Ainda, no sábado, dia 26, houve uma única apresentação na 5ª Mostra de Teatro, capitaneada pelo Professor Farias e seu fiel escudeiro, o também artista, Gil.
Os elencos das duas peças são formados por crianças e jovens da rede municipal de educação de Araci e são: Adão Ferreira como Jumento e Strombolli, Tayara Freire interpretando Gata e Fada Madrinha, Geisy Reis encarando os papéis de Cachorro e Grilo Falante, Janine Oliveira vivendo a Galinha e a Raposon, Laura Gonçalves, nos papéis de Dançarina e Pinóquio, Jéssica Batista, vivenciando uma Dançarina, um Barão e uma Boneca, que, respectivamente, apresentaram-se em “Os saltimbancos” e “Pinóquio”. Houve ainda uma participação especialíssima de Victória Jacobina, dançarina, em “Os Saltimbancos” e “Pinóquio”, além de Fernando Peltier como Gepeto, o pai de Pinóquio.
O projeto em tela vai circular em todo o estado levando cultura, sensibilidade e entretenimento e seria de excelente alvitre que pudesse ser acolhido e apresentado em toda região da circunvizinhança da esplendorosa Jacobina para o deleite de toda garotada e que pudesse contar com as prefeituras regionais a o estenderem aos alunos das redes de ensino público, tão carentes e também filhos de Deus, questão de inclusão, algo tão propagado no discurso e nunca realizado pelos que dependem do voto popular.
Em assim sendo, sem patrocínios ou apoios culturais públicos à altura da importância de um Projeto desse porte, registre-se sim, os apoios do Hotel e Restaurante da Matriz, da Pizzaria Ponto Chic, do Rancho Catarinense e do Restaurante Koisa da China.
Toda a produção desse evento foi assumida por Vera Jacobina, da VEREDICTA – Vereda, Educação, Cultura e Arte com a adesão dos Colégios e Escolas acima, que se tornam “Parceiras de Sensibilidade” por acreditarem que arte, cultura, inclusão social conduzem à cidadania.
Assim se deu a comemoração do Dia Mundial do Teatro e do Circo celebrado em 27 de março no segmento infanto-juvenil.
Muitíssimo obrigado aos verdadeiros apoiadores, os colégios e escolas da rede particular de Jacobina. Esperamos ter superadas todas as expectativas, desde a organização até o teor qualitativo de toda essa incursão e que possamos ter preenchido com a fantasia salutar, as mentes de nossas crianças e jovens, que nos proporcionam toda a fé no futuro do Brasil e do mundo, cada uma delas como uma gotinha que juntas fazem a natureza cada vez mais linda e promissora.
Vera Jacobina – Escritora, Artista Plástica e Educadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário